Bad Blood – Um olhar sobre a Família mafiosa Rizzuto – um seriado da Netflix

Amantes do crime ficcional, podem comemorar. Se você se fissurou por Narcos: México e está ansioso por mais histórias sobre crime organizado, a Netflix tem a solução para você em sua mais recente série, Bad Blood. Esse seriado (que foi ao ar pela TV City no Canadá) reconta a história um tanto quanto verdadeira de uma máfia de Montreal liderada pelo infame gangster Vito Rizzuto. 

A primeira temporada de seis partes é baseada no livro Negócios ou Sangue: A Última Guerra do Chefe Mafioso Vito Rizzuto (sem tradução no Brasil) por Antonio Nicaso e Peter Edwards, que investiga os últimos e violentos anos da vida do mafioso. Ao longo da série, repleta de ação, os telespectadores acompanham Rizzuto e seu clã de bandidos leais enquanto comandam uma das maiores e mais bem-sucedidas operações internacionais de contrabando de drogas do Porto de Montreal e distribuem cocaína e heroína pela América do Norte, Europa e Ásia. 

As coisas ficam bem bagunçadas para a máfia de Montreal, no entanto, quando Rizzuto é extraditado para os Estados Unidos para cumprir prisão por seu envolvimento em um triplo assassinato de 1981 ligado à máfia Bonanno de Nova York. Enquanto ele está fora, seu braço direito, Declan Gardiner, assume a operação, e a partir daí se desenrola uma trama de ganância e vingança. 

Como qualquer grande estória mafiosa, você pode esperar todo tipo de drama em Bad Blood, enquanto Rizzuto e sua trupe se enfrentam com seus adversários, tentam se esquivar dos radares do Tribunal Superior de Quebec, lutam para manter seus lucrativos relacionamentos com unidades criminosas rivais e enfrentam tensões crescentes dentro da própria família. 

Embora muita coisa tenha mudado desde que Rizzuto morrera em 2013, a Máfia ainda está em funcionamento hoje. Na verdade, Edwards afirmou em um artigo que escreveu para o The Star que “um ataque mafioso relacionado a Rizzuto” ocorreu em Montreal “na noite anterior ao início das filmagens principais”. 

Continue lendo para saber mais sobre os personagens que comandam a máfia de Montreal. Em seguida uma análise dos fatos que inspiraram a série.

Declan Gardiner 

Declan Gardiner é um personagem fictício interpretado por Kim Coates (Sons of AnarchyGodless) que serve Vito Rizzuto seu como braço direito e aliado mais leal. Na série, Rizzuto encarrega Gardiner de supervisionar os trabalhos internos e externos da Máfia, confiando nele para manter a família e os negócios sob controle em meio a tempos difíceis e tumultuados. 

Algumas pessoas acreditam que Gardiner possa ser vagamente baseado em Raynald Desjardins, que por muito tempo foi aclamado como uma das figuras mais influentes da máfia de Montreal, apesar de não ser um Rizzuto ou possuir herança italiana. 

Coates, que tem experiência interpretando um criminoso de tráfico de drogas e armas como Tig Trager em Sons, descreveu seu personagem como confiável e desconfortável durante uma entrevista com o site televisivo canadense The Televixen. 

“Declan não tinha família, veio do nada”, disse Coates. “Ele era um bandido de rua e Vito notou muito cedo algo nele que estava pr’além da força e do músculo – o ‘crânio’.” Como Robert Duvall em O Poderoso Chefão, Declan não é italiano, ele é irlandês, mas [os Rizzutos] o trazem, e é a primeira vez que ele tem uma família em sua vida. Declan cortaria sua própria cabeça para salvar Vito, Nico e até mesmo Nico Jr., com quem Declan tem um desalinho.” 

Vito Rizzuto 

Interpretado por Anthony LaPaglia, Vito Rizzuto é um hábil negociador e chefão kingpin da máfia que assumiu a organização de seu pai, Nicolo Rizzuto Sr., nascido na Sicília, e a transformou em um dos comandos mais notórios do crime organizado da história. Ele se orgulha de ser um homem diplomático que foi capaz de negociar e trabalhar com unidades criminosas rivais, tais quais os Hells Angels, a fim de minimizar o número de disputas sangrentas e maximizar lucros. 

Por décadas, ele deixou Montreal e Ontario em alta como points do contrabando de drogas. Sua boa sorte veio a cessar, no entanto, em 2006, quando ele foi preso por um triplo assassinato cometido em 1981. Enquanto esteve em prisão, uma série de tragédias atingiu sua família, e ele deixou a prisão mais vingativo do que nunca. 

O Rizzuto da vida real morreu em 2013 por causas naturais; porém sua morte é muito mais dramática em Bad Blood. 

Nicolo Rizzuto

O altamente estimado patriarca dos Rizzuto – creditado por ser fundador da máfia de Montreal, Nicolo Rizzuto – é interpretado por Paul Sorvino. Como imigrante da Sicília, ele valoriza suas raízes italianas e é extremamente protetor em se tratando de sua família. 

Rizzuto foi baleado e morto em sua própria casa em 2010; ele tinha 86 anos quando morreu, o que é bastante tempo se formos considerar a média de vida de um mafioso. Saiba mais sobre o mundo das máfias clicando > neste link < . 

Na época, Nicaso elogiou Rizzuto como “uma combinação entre antigo e novo, o último verdadeiro padrinho que ainda estava vivo e fora da cadeia”. 

Nico Rizutto Jr. 

Brett Donahue interpreta Nico Rizzuto Jr., o filho “super sincero” e arrogante de Vito que, como seu pai e seu avô, valoriza o nome da família Rizzuto e sua respectiva história de atividades ilícitas. Apesar da desaprovação de Vito, Nico Jr. tenta escapar da vida de se tornar um legítimo homem de negócios e se estabelecer como um digno sucessor de seu pai quando chegasse a hora. 

Na série, Nico Jr. e Gardiner muitas vezes “colidem os chifres” por terem ideias diferentes sobre a melhor forma de conduzir a operação contrabandista de drogas. 

O Nico Jr. real foi assassinado em Montreal em 2009, enquanto seu pai cumpria sentença de cinco anos de prisão no Colorado. 

Bruno Bonsignori 

Bruno Bonsignori é um personagem fictício interpretado por Enrico Colantoni; no entanto, ele compartilha o mesmo apelido – Peacemaker – com um dos ex-associados da Rizzuto na vida real (alguns acreditam que o personagem é baseado no infame mafioso Joe Di Maulo). 

A Netflix descreve o caráter de Bonsignori como um negociador “encantador e efusivo” que prefere comunicação à violência sempre que possível. 

Gio 

Gio, interpretado pelo sempre intimidante Tony Nappo, é um personagem fictício que serve como motorista e guarda-costas da máfia Rizzuto. Sua extrema lealdade lhe concedeu uma parte do círculo mais confiável dos Rizzuto. Se você passa pela Rizzuto, você cruza com Gio – e isso é algo que até mesmo os criminosos mais cascudos não querem ter de fazer. 

Sal Montagna 

Sal Montagna, interpretado por Joris Jarsky, é um jogador-chave da máfia de Nova York que é forçada a sair dos Estados Unidos e se muda para Montreal. Enquanto está lá, tenta assumir a lucrativa operação de contrabando do narcotráfico dos Rizzuto e aquece o drama para com a máfia de Montreal. Anteriormente conhecido como “Sal, o Ferreiro” nos Estados Unidos, Montagna no Canadá era visto mais como um vilão. 

O verdadeiro Montagna foi assassinado em 2011. Pelo menos um membro da rede mafiosa dos Rizzuto se confessou culpado da conspiração para cometer o assassinato. 

Michelle

Michelle, interpretada por Maxim Roy, é uma das confidentes mais chegadas de Vito. Inteligente, sexy e incrivelmente leal, ela trabalha com Vito para manter a organização e a família funcionando “suavemente”. 

Sophie 

A amante bem mais moça de Vito, Sophie, interpretada por Michelle Mylett, é o que a Netflix descreve como a mulher “de espírito livre”. Apesar de sua natureza “aparentemente inofensiva”, Sophie se intromete em assuntos familiares e é frequentemente a causa da treta. Mas o que mais você esperaria da amante de um mafioso? 

Agora que você conhece melhor esses personagens, vamos a uma análise dos fatos: Afinal, Bad Blood foi ou não baseada em fatos reais?

Além das Telinhas 

Antes de começar, vale lembrar que Bad Blood está atualmente disponível para stream e download globalmente na Netflix. O drama é uma produção canadense e as duas primeiras temporadas já foram ao ar no país. Felizmente, a primeira temporada de Bad Blood foi lançada na Netflix recentemente e esperamos que a segunda temporada seja adicionada em breve. Bad Blood segue a família mafiosa criminosa Rizzuto, mas é realmente baseada em uma história verdadeira? Leia mais para descobrir. 

Seguindo os passos de NarcosBad Blood é um drama policial que se aprofunda nas entranhas do crime organizado. E, SIM: é uma série inspirada numa história real e numa família real que ainda existe nos dias atuais.

No entanto, os eventos que ocorrem nessa série passam por um processo roteirístico de dramatização, portanto sendo ligeiramente baseados em fatos reais misturados com grandes quantidades de ficção.

Capa do Livro Negócios ou Sangue; Após inimigos terem assassinado sua família e espoliado seu império, o lendário chefe do crime emergiu da prisão e enfrentou uma decisão medular: reconstruir ou buscar vingança?

Só pra te lembrar, Bad Blood, conforme supracitado, é baseada no livro Negócios ou Sangue: A Última Guerra do Chefe Mafioso Vito Rizzuto (sem tradução no Brasil) de Antonio Nicaso e Peter Edwards. O livro e a subsequente adaptação para TV foram inspirados na família de criminosos Rizzuto da vida real, uma organização da máfia em Montreal, Canadá, que ainda hoje está ativa. 

A sinopse oficial da Netflix diz: “Este enorme drama criminal segue a história verídica da família Rizzuto e seus associados, que presidiram o crime organizado em Montreal por décadas”.

Inspirada no chefe da máfia canadense Vito Rizzuto – Bad Blood – Série em evento de 6 partes

Um Olhar atento na Família Rizzuto 

A família do crime Rizzuto participou do crime organizado que cobre a maior parte do sul de Quebec e Ontário. Essa rede existe já desde a década de 1970 e foi fundada por Nicolo Rizzuto (interpretado por Paul Sorvino). Seu filho, Vito Rizzuto (Anthony LaPaglia) foi detido e preso em 2004 por assassinatos que datam de 1981. 

Após sua libertação da prisão em 2012 e sua morte em 2013, seu filho Leonardo é cogitado para ser o atual líder do negócio criminoso.

James R Dubro, Pierre De Champlain e William L. MacAdam explicaram em seu artigo sobre Crime Organizado no Canadá que a família criminosa Rizzuto surgiu a partir da máfia conhecida como família Cotroni, no início dos anos 1970. 

Nicolò Rizzuto liderava a facção siciliana e a facção calabresa foi liderada pelos Cotroni. Uma luta pelo poder seguiu-se e uma violenta guerra entre máfias, na qual a família Rizzuto saiu por cima. 

Os Rizzuto eram notórios por seu círculo internacional voltado ao contrabando de drogas. A família Rizzuto orquestrava suas operações a partir do porto de Montreal, tendo distribuído cocaína e heroína por toda a América do Norte, Ásia e Europa. 

Em Bad Blood, quando Vito é preso, Declan Gardiner (Kim Coates), seu “mão direita”, assume em sua ausência. 

Os fãs têm especulado de que Declan seja baseado no Raynald Desjardins, da vida real, que já foi uma das figuras mais influentes da máfia de Montreal. Desjardins não era de herança Rizzuto ou italiano, mas era um indivíduo associado à família do crime Rizzuto durante anos.

Em entrevista para a Televixen, Coates refletiu sobre algumas das comparações entre ele e Desjardins. Ele disse: “Declan não tinha família, veio do nada. Ele era um bandido de rua e Vito viu muito cedo nele algo que estava pr’além da força e do músculo – o ‘crânio’. Como Robert Duvall em O Poderoso Chefão, Declan não é italiano; ele é irlandês. Mas [os Rizzutos] o trazem, e é a primeira vez que ele tem uma família em sua vida. Declan cortaria sua própria cabeça para salvar Vito, Nico e até mesmo Nico Jr., com quem Declan tem desentendimentos.” 

Declan Gardiner é um personagem fictício que foi criado especificamente para o seriado e o enredo em torno dele e seu relacionamento com Vito diverge da verdade. Em Bad Blood, Declan mata Vito, envenenando-o. Mas na realidade, Declan não era real e Vito morreu por causas naturais em 2013. 

Em Bad Blood na temporada 1, a prisão de Vito leva ao desmoronamento de seu império alimentado por atos de traição e vingança de dentro de sua rede. No entanto, na vida real, não está claro se isso realmente aconteceu e a família Rizzuto está em plena atividade ainda hoje. 

Banner rodape mafia-academy

5 Comments

  1. Diego Phill
    7 de janeiro de 2019
    • Estilo Gangster Mafioso
      8 de janeiro de 2019
      • Milson
        12 de maio de 2021
  2. Hassan
    7 de janeiro de 2021
  3. Milson
    12 de maio de 2021

Add Comment

A dimensão esquisita das visitas de Haddad a Lula
Yakuza ― a máfia do Japão!
Elvis Presley não morreu: por meios naturais…?!
mafia chinesa- a triade
Máfia Chinesa em Foco: A Tríade
bad blood serie netflix
Bad Blood – Um olhar sobre a Família mafiosa Rizzuto – um seriado da Netflix
A série mafiosa old-style que você respeita: PEAKY BLINDERS, sucesso da Netflix
Top 7 Tentativas de Homicídio das Telinhas Que Fracassaram
o-poderoso-chefao-historias-e-assassinatos-reais
Top 5 Histórias Reais da Máfia por trás do “O Poderoso Chefão”
Conor McGregor
O que leva um campeão de UFC a simpatizar com a máfia? O caso de Conor McGregor
Top 10 Gangues de Motociclistas
Top 10 Gangues de Motocicletas Mais Perigosas
gangsters e contrabando 1920
Bootleggers: O Contrabando na América do Norte
estilo gangster mafioso
Por que os Mafiosos são tratados mais como Celebridades do que como Criminosos desagradáveis?