Simplicidade: baixe a bola para não levar bala

O que você faria se fosse um empresário só que tivesse um funcionário muito chamativo e pomposo? Claro que não devemos prestar atenção na aparência e personalidade, e sim no conjunto para ver se combina ou não com o perfil da organização.

Um dos lemas é: se você está dando lucro à empresa, ficará; a partir do momento que tiver uma crise, você irá dançar. Simples assim. Para ilustrar melhor porque você deve ser discreto, veja aqui uma história.

A máfia combina com discrição

Você conhece a máfia? Era um grupo de criminosos que promoviam o terror e comandavam muitos políticos, cidades e pessoas, principalmente nos EUA. Al Capone e John Gotti foram alguns dos principais mafiosos que fizeram sucesso.

A prova disso está em quatro argumentos: primeiro, porque controlavam suas famílias; segundo por terem morrido de causas naturais; terceiro que gostavam de chamar atenção; e, quarto, eram vaidosos, mas contidos.

O outro lado

Por outro lado, temos William Cutolo, um mafioso da família de Colombo, que era conhecido como Wild Bill, em homenagem a um pistoleiro lendário. Enquanto Al Capone e Gotti viraram lendas após suas mortes por trazerem grande importância e comandarem um império com muita garra, Bill também acreditava ser uma, encarnando um pistoleiro literalmente, com o objetivo de chamar atenção. A vantagem dele é que lucrava muito com sua ganância e ambição, sendo insultado por alguns e, ao mesmo tempo, respeitado por outros mafiosos. Era excêntrico? Era, mas era tolerado.

Vaidade: perigo

Quando Bill foi preso e sentenciado por assassinato e formação de quadrilha, era um dos presidiários mais chiques e bem arrumados da prisão. Sempre com o cabelo cortado, sapatos brilhantes e uma postura irreverente.

Antes mesmo de ser julgado, Bill ouviu sábias (ou não) palavras de outro mafioso na prisão, dizendo que se conseguisse sair ileso e inocentado da cadeia, deveria agradecer apenas aos céus, porque o seu estilo o mataria em algum momento. O que aconteceu logo em seguida? Bill foi inocentado. E preferiu ignorar o conselho desse tal amigo.

Entretanto, mesmo que tenha voltado ao crime, durante seu tempo na prisão, Bill estava dando mais prejuízo do que lucro, vendo o dinheiro diminuir e suas extravagâncias ainda chamando atenção, provocando no chefe de sua família criminosa um curto-circuito em sua paciência para lidar com ele.

Resumindo: no dia 26 de maio de 1999, Bill foi visto entrando em sua Mercedes-Benz e desapareceu, assim, sumiu. Não tardou muito para que o FBI encontrasse seus restos mortais.

Veja também: Tipos e Regras de um Homicídio Mafioso

O motivo? Bill pode ter irritado muita gente, tanto do lado mafioso quanto da polícia; entretanto, o que realmente levou a sua morte foi a sua vaidade que falava mais alto que o compromisso. Por isso que, logo quando saiu da prisão, foi morto.

Se você ainda não sabe, um mafioso tradicional, clássico, era aquele que não fazia inveja aos outros. Não precisava exibir o poder, porque o seu império e o medo que afligia nas pessoas já eram visíveis. Por isso que, aconselho: baixe a bola antes de tomar bala.

Agir com simplicidade e com o ego equilibrado é a melhor alternativa, sempre, principalmente no ambiente de trabalho, não acha?

Você concorda ou não? Deixe seu comentário aqui embaixo!


“Texto inspirado em Mob Rules: What the Mafia Can Teach the Legitimate Businessman”

Related Posts

Add Comment

Pizzo-Cosa Nostra-extorçao
Qual é a principal atividade da Cosa Nostra?
carlos marcello mafia
Família Marcello: O Mais Antigo Sindicato da Máfia nos Estados Unidos
cosa nostra
Chefes na prisão, paga Cosa Nostra. O respeito tem a cor do dinheiro
familia-mafiosa-patriarca
Família do crime Patriarca, também conhecida como “The Office”
gangsters e contrabando 1920
Bootleggers: O Contrabando na América do Norte
estilo gangster mafioso
Por que os mafiosos são tratados mais como celebridades do que como criminosos desagradáveis?
A Insolarada - iate al capone
A Islamorada: O iate de Al Capone no Canal do Panamá
estilo gangster anos 20
Gangsters da década de 20: Vestidos para matar
rene trupo- oficiais corruptos
Top 13 Oficiais Mais Corruptos dos Filmes sobre Gângster
os bons companheiros
Os Bons Companheiros Na Real
A Mitologia da Máfia na Cultura Popular
personagens-o-poderoso-chefao
10 Inspirações na Vida Real para Personagens de O Poderoso Chefão