Quem era James Joseph “Whitey” Bulger?

James Joseph “Whitey” Bulger foi o chefe da máfia irlandesa em Boston, na maior parte da década de 1970 até a década de 1990. Sua longevidade e sucesso no crime organizado, em grande parte, podem ser atribuídos à proteção que recebeu como informante de alto nível do FBI.

Data de Nascimento: 03 de setembro de 1929, Boston, Mass.
Apelidos: Whitey
Associates: Winter Hill Gang, família Patriarca , o FBI

Nascimento e características de Bulger

Bulger ganhou notoriedade por ter usar muita violência e, principalmente, em cometer assassinatos para atingir seus objetivos. Foi atraído para a criminalidade bem cedo, tendo ingressado nas quadrilhas e recebido sua primeira detenção aos 14 anos, momento que se mudou para o reformatório.

Os irmãos de Bulger foram para uma direção muito diferente. Um deles, William Bulger, serviu como um membro do Senado de Massachusetts por 25 anos e foi presidente da Universidade de Massachusetts por sete anos.

Acusações, prisões e o trabalho de informante para o governo

Whitey, no entanto, entrou e saiu da prisão por assalto e por várias acusações de roubo, inclusive por cobrança de encargos militares durante sua passagem na Força Aérea, de 1948 a 1952. Em 1956, foi condenado por acusações federais de sequestro e passou sua primeira temporada na prisão federal, ficando em penitenciárias em Atlanta, Alcatraz, Leavenworth e Lewisburg.

Enquanto estava no sistema federal, Bulger se ofereceu para experimentos em que a CIA dopava seus prisioneiros com LSD, entre outras drogas alucinógenas, em troca de redução de pena.

Foi solto em 1965, indo trabalhar para uma gangue irlandesa-americana local; isso em um momento em que as facções rivais estavam em guerra. Bulger, com a turma Killeen, cometeu seu primeiro homicídio durante esse período. Em um caso de identidade equivocada, Bulger atirou e matou o irmão gêmeo inocente de um gângster rival.

De acordo com alguns biógrafos, Bulger trocou de lado e matou o líder da sua antiga gangue, embora haja controvérsia entre as fontes. O que não pode ser contestado é que por volta de 1972, Bulger e seus novos aliados da gangue Mullen eram os melhores entre os gângsters de Boston. Durante esse período,  sedimentou a sua reputação de violência, usando assassinato como um meio de disciplina para membros de gangues Mullen. Bulger se envolveu na morte de pelo menos três dos seus companheiros.

Veja também: Máfia Irlandesa, a organização Criminosa Mais Antiga dos Estados Unidos

Garantindo a liderança

whitey-bulger

Em 1979, o chefe e vice-presidente do Winter Hill Gang (como ficou conhecida), foram presos por causa das corridas de cavalos, e Bulger então assumiu a liderança da gangue.

O que poucos sabiam na época era que Bulger tinha sido um informante do FBI desde 1974. Trabalhou com o agente do FBI John Connolly, que cresceu em South Boston e foi para a escola com Bulger.

Informante do FBI

Bulger trabalhou em colaboração com outro informante do FBI, conhecido como Stephen Flemmi, também no Winter Hill Gang, que foi recrutado primeiro pelo departamento em 1965.

Connolly orgulhosamente afirmou sua aquisição de informantes de alto nível a partir do Winter Hill Gang, que iria ajudá-lo a derrubar a máfia italiana. Connolly representou a obsessão do FBI com as famílias do crime ítalo-americanas e alimentou um fluxo constante de informações sobre a Família Patriarca, com sede na cidade vizinha de Providence, Rhode Island.

Membros da Família Patriarca eram, às vezes, aliados, mas muitas vezes rivalizavam com o Winter Hill Gang, e o FBI ficou do lado de gangue da South Boston nessa competição.

Mais tarde, foi revelado no tribunal que Bulger não foi indiciado junto com seus companheiros de gangue em 1979 porque Connolly interveio para proteger seu informante.

No início de 1980, Bulger continuou a operar tudo em Boston impunemente, enquanto ganhava mais experiência com assassinato, incluindo a morte de um homem completamente inocente a quem deu carona para casa. Bulger estava vestindo um chapéu e uma peruca de cabelos compridos quando atirou no carro.

Black Mass | Johnny Depp é um Gângsters da Máfia Irlandesa

19 Diferenças entre a verdadeira história de Whitey Bulger e o filme

Whitey” Bulger e johnny depp

Novos rumos aos negócios

Na década de 1980, começaram a diminuir os distribuidores de narcóticos de Bulger, além de diminuir o fornecimento de armas para o Exército Republicano Irlandês, que estava lutando contra o governo britânico na Irlanda do Norte. De acordo com biógrafos, Bulger manteve uma espécie de código em torno de seu envolvimento com narcóticos, se recusando a permitir que a heroína entrasse em South Boston, por exemplo. Em 1991, Bulger se intrometeu em um bolão  de um bilhete de loteria premiado em US$ 14 milhões, que foi vendido em uma loja que ele controlava.

Fora do FBI, os investigadores policiais estavam convencidos de que Bulger era um criminoso cujo chefe foi responsável por alguns dos assassinatos mais cruéis em Boston. Em 1994, a Drug Enforcement Administration, a Polícia do Estado de Massachusetts e do Departamento de Polícia de Boston, começou uma investigação, acreditando que o FBI estava comprometido, manteve o bureau fora da investigação até as prisões que estavam iminentes.

Fuga de Boston

Em dezembro de 1994, Connolly ajudou seu informante uma última vez e disse a Bulger que as prisões estavam começando. Bulger fugiu de Boston, mas seus companheiros da alta patente da gangue foram presos.

Bulger passou os 16 anos seguintes como um fugitivo. Por um grande período, começando em 1999, sua namorada, Catherine Greig, esteve com ele. Enquanto era fugitivo, Bulger viajou com frequência e passou pelo sul da Califórnia, Vancouver, Colúmbia Britânica e Londres. Ele e Greig foram presos em 2011, na parte de fora de um sobrado em Santa Mônica, Califórnia, a poucos quarteirões da praia.

Bulger foi denunciado com 48 acusações federais em 6 de julho de 2011, dentre elas, 19 de assassinato. Dois anos depois, um júri considerou Bulger culpado de 31 acusações, e foi condenado à prisão perpétua, além de cinco anos. Bulger também enfrentou julgamentos por assassinato em Oklahoma e Flórida.

Connolly, amigo de infância de Bulger e seu protetor no FBI, foi indiciado em dezembro de 1999 por dar informações confidenciais a Bulger e Flemmi, encontrandas em relatórios do FBI e aceitação de subornos.

Outras acusações de extorsão vieram logo em seguida. Connolly foi condenado em 2002 e sentenciado a dez anos. Em 2008, foi condenado por assassinato em segundo grau de outra das vítimas de Bulger, na Flórida, 26 anos antes. Ele foi condenado a 40 anos, garantindo que Connolly passaria o resto de sua vida na prisão.

Bulger, que teria dado informações de uma só vez dos seus amigos e aliados aos investigadores federais, acabou sofrendo de perda cognitiva e demência.

< TODOS OS GANGSTERS

Banner rodape mafia-academy

Add Comment

A dimensão esquisita das visitas de Haddad a Lula
Yakuza ― a máfia do Japão!
Elvis Presley não morreu: por meios naturais…?!
mafia chinesa- a triade
Máfia Chinesa em Foco: A Tríade
bad blood serie netflix
Bad Blood – Um olhar sobre a Família mafiosa Rizzuto – um seriado da Netflix
A série mafiosa old-style que você respeita: PEAKY BLINDERS, sucesso da Netflix
Top 7 Tentativas de Homicídio das Telinhas Que Fracassaram
o-poderoso-chefao-historias-e-assassinatos-reais
Top 5 Histórias Reais da Máfia por trás do “O Poderoso Chefão”
Conor McGregor
O que leva um campeão de UFC a simpatizar com a máfia? O caso de Conor McGregor
Top 10 Gangues de Motociclistas
Top 10 Gangues de Motocicletas Mais Perigosas
gangsters e contrabando 1920
Bootleggers: O Contrabando na América do Norte
estilo gangster mafioso
Por que os Mafiosos são tratados mais como Celebridades do que como Criminosos desagradáveis?