Mentalidade Mafiosa: Um Modo de Agir e Pensar

Ser mafioso não significa somente pertencer a uma sociedade criminal: é antes de tudo um modo de ser, de sentir, de agir na sociedade e no relacionamento com seus elementos.”

Por muitos séculos, o poder estatal na Sicília, foi personificado por governantes estrangeiros, então de uma aristocracia rural parasitária e exploradora com a qual era impossível uma identificação pelo povo, e depois novamente a partir de uma burguesia agrária que “replicaram os vícios da aristocracia “.

A experiência antropológica e cultural dos sicilianos, derivados desses eventos históricos e transmitida de geração em geração, apresenta-se como uma experiência depressiva de desapropriação e desesperança, de espera passiva e de desamparo, de incerteza, mas também de ameaça, insegurança e resignação.

Pensamento 

O grande ponto de força do pensamento mafioso, como é amplamente conhecido é dado pela incrível coesão entre os membros internos da organização, de modo a tornar o seu “negócio” realmente “Cosa Nostra“.

Esta coesão, que ao longo do tempo foi dividida graças ao fenômeno do “pentitismo”, foi construída fazendo coincidir amplamente a família biológica com aquela social e emocional, através de um generalizado casamento ao interno da família, mesmo de filiação de homens de honra, seguindo o milenário exemplo ocidental da aristocracia, fazendo com que isso corresponda a família original com a família da organização. Isso cria uma coesão “fundamentalista” que é baseada em rígidos fundamentos afetivos da individualidade.

Na psicologia fundamentalista, onde não há coincidência entre a família biológica e a família da nova filiação (das organizações), este último tornou-se mais importante que a família biológica. Para a máfia pode-se matar um cônjuge que tem “sgarrato”, ou seja tem errado.

A família mafiosa responde principalmente a necessidade extrema do tema da identidade e filiação. O mafioso antes de se tornar o tal, era “nuddu ammiscatu cu nenti”, (ninguém misturado a nada), e depois através de sua identificação totalizante com os valores da família mafiosa, tornar-se mais importante e vital que a família original, atinge uma própria dimensão de identidade, acompanhada por uma forte sensação de proteção, tanto cobiçada para se mover e orientar-se no mundo e para construir seu próprio projeto de vida.

De acordo com um ditado, <<La famigghia si ricanusci a la chiuruta di la porta>> “A família se reconhece ao fechar a porta “, ou seja, que na família estão apenas aqueles de quem você confia.

Neste é baseado o fenômeno mafioso, definido como um desequilíbrio na percepção do ambiente, um distúrbio na visão do triângulo “indivíduo-família-sociedade“, ajudada pela falta de uma autoridade pública forte para limitar o crime.

No ninho familiar cada siciliano reconhece uma verdade implícita, porque representa um elemento unificador não só sanguíneo, mas enraizada também na exigência de um elemento seguro, sempre de qualquer maneira, com a exclusão das dificuldades e dos problemas no interno da sociedade.

O pensamento mafioso está estreitamente e profundamente ligado ao pensamento coletivo siciliano. Não podemos falar de mafiosos sem se referir à máfia siciliana. Mas as seguintes declarações: “Tutti i mafiosi sono siciliani” (Todos os mafiosos são sicilianos) e “Tutti i siciliani sono mafiosi” (E todos os sicilianos são mafiosos), contêm uma radical diferença, sintoma de estereótipo comum.

Comportamento

Ser mafioso não significa somente pertencer a uma sociedade criminal: é antes de tudo um modo de ser, de sentir, de agir na sociedade e no relacionamento com seus elementos. É claro, que nem todos os sicilianos são criminosos, nem é automático que devam ser; se trata de uma predisposição na psique de cada habitante da Trinacria.

Não é difícil comparar nos sicilianos comportamentos definidos como mafiosos, ligados sobretudo a omertà. Não se trata de ilegalidade evidente, e são encontrados em modo particular na contínua guerra contra o Estado, com pequenos atos cotidianos ligados a conservação dos indivíduos e do núcleo familiar à custa das normas sociais.

O ato banal de não confiar nos policias, de não fazer o espião, de não falar dos negócios de outros, até ignorar as normas municipais de estacionamento e assim por diante, apresenta uma base comportamental.

Em primeiro lugar, encontramos a família com seus membros e, em seguida, todo o resto. Em outras palavras, a mentalidade mafiosa é um dos modos de pensar entrelaçados no pensamento e no sentimento coletivos sicilianos, que são levadas as extremas consequências, provocando um comportamento mafioso verdadeiro e próprio.

De um ponto de vista linguística Giuseppe Potrè, antropólogo e estudioso da tradição siciliana, observou como na história cultural da Trinacria, o termo “máfia” não havia, em si, os elementos negativos que nos universalmente os atribuímos, na verdade, ele interpreta como atitudes morais bastante positivas tais como a honra, a amizade, a fidelidade, o respeito, desejáveis tanto dos sicilianos, quanto das outras culturas, a ética que não por acaso vem transmitida em cada família da Sicília.

Mafioso também é quem não requer ajuda da parte das instituições no momento em que se é feita uma injustiça ou tem que resolver um problema, e que é capaz de fazer justiça por si próprio.

Esta sutileza no dialeto torna complexo explicar a um não-siciliano, as nuances de significados e padrões de pensamento que compõem a imagem do “mafioso”, provocando o paradoxo entre um “invejável servo cavaleiro ” e um “brutal assassino”.

Hoje, as tendências morais deram lugar à imagem negativa, mas a primeira ainda permanece na psique coletiva dos sicilianos.

Cada mafioso precisa de uma Família

O mafioso tem necessidade da Família, do clã, que assegura o escudo protetor contra todos e tudo, desde que se submeta às regras, para não trair os ideais, de ser fiel; pena máxima, além de morte, é a desonra, que em algumas áreas do sul da Itália continua a ser válida por mais de uma geração.

É interessante observar como uma símile estrutura de evolução apoia as bases sobre um equívoco dos processos de desenvolvimento infantil: a Família incorpora em si própria ambos os símbolos paternos e maternos, quando com a sua autoridade é a capaz tanto de punir (pai), quanto de proteger (mãe) o seu adepto, que não casualmente é chamado de “picciottu“, o equivalente siciliano de “rapaz“.

Mesmo do ponto de vista de gênero, o mafioso não conhece que as atribuições precisas: A feminina é fraca, guardiã da honra da família e obediente ao seu mestre; o macho é forte, resistente e inflexível.

A esfera emotiva e afetiva é totalmente inserida no sistema da Família: o mafioso vive e sente emoções, assim como na Família foi ensinado, e tons de diferentes sentimentos deles, não entram nem mesmo na estrutura cognitiva. O conteúdo emocional só faz sentido na Família.

A coisa mais difícil para um colaborador da justiça, de fato, é construir um vínculo de confiança com o Estado e suas instituições, antes de revelar o seu conhecimento.

Conclusão

À luz de tudo isto, continuar a ver a Máfia como qualquer organização criminosa é um eufemismo, bem como profundamente errada: as estruturas sociológicas torná-lo um fenômeno único no seu gênero, a estudar e enfrentar sem nunca perder de vista os elementos principais.

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