Corleone: Visitas aos locais do Poderoso Chefão na Sicília

As empresas de turismo tiram muito proveito do fascínio da Máfia em Corleone, oferecendo muitas excursões e serviços para conhecer os lendários locais onde foi filmado o famoso O Poderoso Chefão e não é só isso! Baseado no romance do ítalo-americano Mario Puzo e dirigido por Francis Ford Coppola, The Godfather não há uma necessidade de introdução. Quem não o assistiu pelo menos um par de vezes ?

Premissa

A trilogia é filmada principalmente em Nova York, mas é  apenas suficiente entrar na casa da Família Corleone, em ocasião, por exemplo, da festa de casamento de sua filha (a cena inicial do filme), para notar roupas, costumes e tradições de um cultura tipicamente italiana; mas com o encanto e os contrastes de uma determinada Sicília, aquela da Máfia.

De Nova York pra a Sicília, Michael é forçado a fugir!

Ele é obrigado a se esconder das outras famílias mafiosas, por ter matado o assassino de seu pai, Vito Corleone. Ele se refugiou na Sicília, retornando para a cidade natal de onde sua família é nomeada. Desde as primeiras cenas, a Sicília se manifesta em todo seu sedutor esplendor, tão longe da New York dos anos 50. Uma terra amarela, calma, silenciosa, às vezes sagaz e sensual, como a bela Apollonia, na qual Michael se apaixona.

Os Lugares do filme na Sicília

Começamos nosso tour a partir da cidade de Corleone, que está localizada na província de Palermo, a 57 km da capital. A tradicional aldeia tornou-se conhecida no começo do século 20 porque, de fato, muitos dos mais poderosos membros da Cosa Nostra saíram daqui, do clã dos Corleonesi.

Porém, o personagem de Vito Corleone não tem um laço direto com a cidade siciliana; na realidade “Don” Vito é um conjunto de vários mafiosos juntos e reais. Entre os mais notórios citamos: o calabrês Frank Costello e o palermitano Carlo Gambino.

Veja também: 15 Coisas que Talvez Não Saiba sobre O Poderoso Chefão

Embora, no filme fale-se de Corleone, as cenas foram filmadas em outros lugares. O filme na verdade é do início dos anos 70, mais definido na década de 50. Na época Corleone já era muito moderna, por isso que Coppola optou por outros locais e em especial:

Este slideshow necessita de JavaScript.

– Motta Camastra, uma aldeia de 900 habitantes, na província de Messina, com um forte espírito religioso e as tradições agrícolas;

– Forzad’ Agro, também na província de Messina, com a Igreja Madre della Santissima Annunziata;

– Savoca, uma das mais belas aldeias da Itália. Aqui foram filmadas as cenas em que Michael se encontra e pede em casamento Apollonia, particularmente na aldeia de Piazza Fossia no Bar Vitelli e da igreja de San Nicolò, onde se realiza o casamento.

Aquela que no O Poderoso Chefão III é a casa de Michael Corleone, na verdade é o Castello degli Schiavi, localizado em Fiumefreddo di Sicília, no  município da província de Catania, ao longo da encosta do Etna. É um dos castelos mais sugestivos da região, um legado de 700, um grande exemplo do estilo barroco siciliano rural.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outras cenas filmadas entre Corleone e Bagheria, são, na verdade, filmadas em outros três municípios , Acireale, uma cidade perto do Etna, famosa pelo seu Carnaval; o Castelo de San Marco; e na estação de trem de Taormina, onde Michael e Kay se encontram.

 Também as cenas mais importantes do final da trilogia foram filmadas na Sicília. O filho de Michael , Antony, se apresenta em Palermo como um cantor lírico. As cenas de comemorações foram filmadas na Villa Malfitano, e o espetáculo no Teatro Massimo, que em suas escadarias acontece a trágica morte de Mary, a filha predileta.

Para as últimas filmagens voltamos para o Castello degli Schiavi, no filme a vila de Don Tommasino, onde Michael, morre sozinho.

O Que Dizem Os Sicilianos

Bernardo Provenzano - O Capo dos Capos da Cosa Nostra Siciliana

Bernardo Provenzano – O “Capo dos Capos” da Cosa Nostra Siciliana

Nem sempre os sicilianos estão felizes!

Outra empresa de turismo, Oversea Adventures Travel, dá até mesmo ao turista a chance de sentar-se com Angelo Provenzano, filho do chefe da Cosa Nostra, Bernardo Provenzano, conhecido como ‘o chefe de todos os chefes’ – é uns dos homens mais violentos da Máfia italiana. De fato eles dizem que desta forma, Angelo Provenzano essencialmente está fazendo dinheiro e dando mais poder a Máfia.

‘Sicilianos sentem-se magoados pelo fato de que alguém associado com a Máfia é permitido falar com turistas.’

Há também a questão da “pizzo” – somas de dinheiro ‘proteção’, que varia de 200 a 1000 euros por mês pagos por hotéis, restaurantes e cafés na Sicília são diretamente para Máfia.

Uma empresa de turismo, “Addiopizzo Viagem”, está lutando contra. Ela oferece passeios em profundidade na paisagem da Máfia na Sicília, a pé ou de bicicleta, através de Palermo aprendem sobre o movimento Anti-máfia  explorando Corleone.

A empresa começou em 2004 como um grupo de campanha e agora tem 300 membros comerciantes inclusive hotéis, bares, restaurantes e até mesmo um banco, e oferece pizza livre nos feriados para ajudar moradores a levantar-se a cada dia do crime.

E Você ? Já visitou os lugares do Poderosos Chefão na Sicília? Comente!

Banner rodape mafia-academy

Add Comment

A dimensão esquisita das visitas de Haddad a Lula
Yakuza ― a máfia do Japão!
Elvis Presley não morreu: por meios naturais…?!
mafia chinesa- a triade
Máfia Chinesa em Foco: A Tríade
bad blood serie netflix
Bad Blood – Um olhar sobre a Família mafiosa Rizzuto – um seriado da Netflix
A série mafiosa old-style que você respeita: PEAKY BLINDERS, sucesso da Netflix
Top 7 Tentativas de Homicídio das Telinhas Que Fracassaram
o-poderoso-chefao-historias-e-assassinatos-reais
Top 5 Histórias Reais da Máfia por trás do “O Poderoso Chefão”
Conor McGregor
O que leva um campeão de UFC a simpatizar com a máfia? O caso de Conor McGregor
Top 10 Gangues de Motociclistas
Top 10 Gangues de Motocicletas Mais Perigosas
gangsters e contrabando 1920
Bootleggers: O Contrabando na América do Norte
estilo gangster mafioso
Por que os Mafiosos são tratados mais como Celebridades do que como Criminosos desagradáveis?