7 Tipos de Máfia Contadas no Cinema

O senso de honra da yakuza, a família da máfia italiana, as tatuagens da máfia russa e a brutalidade dos chineses, todos esses tipos de máfias tem suas próprias características, que a indústria cinematográfica desfruta cinicamente.

Na verdade Hollywood conta a história do crime desde sempre, a partir “The Great Train Robbery”, (O grande roubo do trem), mas especialmente a partir dos anos 30, quando o gênero filmes de gangster se torna uma espécie codificada e amada. Seus personagens são as estrelas e os verdadeiros mafiosos entram nas salas para se verem.

Gomorra, tanto a série quanto o filme, nos ensinou que os criminosos são os primeiros a terem adoração pelos filmes sobre a máfia, onde os verdadeiros gangsters, querem suas vilas magníficas como aquela de Scarface.

Veja Também: Assim Scarface tornou-se um Mito para Todos os Chefes

É por isso que cada país tem revelado o seu crime, seus chefes e as regras internas que tornam única a própria máfia. Uma mistura de tradições populares, folclore autêntico, aspirações internacionais, hierarquia rígida e valores inabaláveis.


7) Máfia Cubana

Pouco conhecida e pouco mencionada, houve seu momento de maior notoriedade com a versão do filme Scarface de Brian De Palma (o original de 1932, foi criado em Chicago e o protagonista foi um gangster ítalo-americano inspirado pelo Al Capone). Ambiciosa, solitária, impiedosa, separa nitidamente o chefe de sua família, a  máfia cubana, não tem senso de comunidade e vive de indivíduos. Ela trabalha principalmente com drogas como fazem as principais máfias da América do Sul.

Veja Também: Top 5 Histórias Reais da Máfia por trás de “Scarface”

6) Máfia Russa

É um Must do “cinema gangster” moderno. Desde a dissolução do império soviético, cada vez mais mafiosos russos entraram no cinema, eles são ferozes e violentos. A máfia russa é famosa pela adoração de suas tatuagens, rituais violentos e relações de poder. Filmes famosos são a Educação Siberiana de Gabriele Salvatores, Os donos da noite, e Os Senhores do Crime de Cronenberg.

5. Máfia Irlandesa

Considerada a máfia mais antiga nos Estados Unidos, a máfia irlandesa tornou-se famosa, no cinema de Hollywood, graças aos filmes, Os Infiltrados, Gangues de Nova York, Marcas da Violência, Estrada para Perdição, e Aliança do Crime este ultimo estrelado por Johnny Depp.

No entanto, ninguém fez melhor tanto quanto o regista Martim Scorsese. No filme Gangs of  New York, onde  foram retratados com muito cuidado os hábitos, os lugares, os costumes, as atitudes de lobos solitários dos gangsters, e a ética da cultura criminosa da máfia irlandesa.

4. Máfia Chinesa

A tríade é um clássico intemporal. A Máfia chinesa está presente tanto em filmes de época como nos filmes da era moderna. Caracterizada pelo culto da tradição, da autoridade e das artes marciais, a máfia chinesa moderna é representada nos filmes de gangster como The Killer de John Woo, Shanghai Triaddi de Zhang Yimou, mas para realmente compreender como ele funciona você tem que assistir o filmes de Johnnie To, ou seja Election (2005) o Drug war.

3. Máfia Americana

Em certo sentido, pode-se dizer que a Máfia americana não existe, mas é o agregado criminal do trabalho de etnias diferentes, e diferentes tipos de imigrantes. Italianos, irlandeses, judeus, hispânicos, chinês e assim por diante.

Filmes famosos sobre a máfia americana são, Amor à Queima-Roupa, Reservoir Dogs (Cães de Aluguel )e Pulp fiction do regista Quentim Tarantino, O Rei de Nova Iorque de Abel Ferrara e enfim American Gangster ( O Gangster) de Ridley Scott. São todos Gangsters sem laços familiares, fortalecem ligados a laços instáveis e parecem não vir de estratos mais baixos da população; eles estão sempre muito preocupados de agir em primeira pessoa.

Veja também: 5 Histórias Reais por Trás do filme “American Gângster”

2) Máfia Japonesa

Sem dúvida, um das mais famosas de sempre, tanto provocada quanto levada a sério, a máfia japonesa é caracterizada por seu culto de tatuagens e de rituais punitivos divenidos peças do imaginário coletivo como o corte do dedo mínimo. Os japoneses produzem muitos filmes de yakuza, e os americanos admiravelmente representaram-na em um filme com o mesmo nome ” Yakuza“.

Takashi Miike é hoje o autor mais conhecido em propor filmes de máfia (entre muitos), mas o melhor de todos continua sendo Takeshi Kitano, todas as suas filmografia dos anos 90 é uma homenagem ao épico mundo do crime organizado japonês. Filmes famosos são: Brother, Boiling point, Sonatine, L’estate di Kikujiro, Outrage e Outrage.

1) Máfia ítalo-americana

Nas salas de cinema é imbatível! Não existe nenhum tipo de crime organizado que exalte tanto assim, os escritores e diretores. Ainda mais daquela italiana, a máfia ítalo-americana é a Máfia por definição nos Estados Unidos, quando você tem que fazer filmes de gangster é quase sempre lá que você acaba indo.

Os mafiosos ítalo-americanos estão em toda parte nos filmes de Hollywood, desde Little Caesar, por The Untouchables (Os Intocáveis) até Os Sopranos. Sobre a Máfia ítalo-americana, Martin Scorsese tem construído a parte inicial da sua carreira, explorando o tema como nenhum outro fez. Francis Ford Coppola, com a trilogia “O Poderoso Chefão”, cavou um sulco no imaginário coletivo.

Veja também: Top 5 Histórias Reais da Máfia por trás do “O Poderoso Chefão”

Banner rodape mafia-academy

Add Comment

A dimensão esquisita das visitas de Haddad a Lula
Yakuza ― a máfia do Japão!
Elvis Presley não morreu: por meios naturais…?!
mafia chinesa- a triade
Máfia Chinesa em Foco: A Tríade
bad blood serie netflix
Bad Blood – Um olhar sobre a Família mafiosa Rizzuto – um seriado da Netflix
A série mafiosa old-style que você respeita: PEAKY BLINDERS, sucesso da Netflix
Top 7 Tentativas de Homicídio das Telinhas Que Fracassaram
o-poderoso-chefao-historias-e-assassinatos-reais
Top 5 Histórias Reais da Máfia por trás do “O Poderoso Chefão”
Conor McGregor
O que leva um campeão de UFC a simpatizar com a máfia? O caso de Conor McGregor
Top 10 Gangues de Motociclistas
Top 10 Gangues de Motocicletas Mais Perigosas
gangsters e contrabando 1920
Bootleggers: O Contrabando na América do Norte
estilo gangster mafioso
Por que os Mafiosos são tratados mais como Celebridades do que como Criminosos desagradáveis?