7 Conselhos Valiosos da Família Corleone

O Poderoso Chefão é simplesmente o filme mais viril de todos os tempos. Retratando os anos 1940 e 1950,  trata muito mais de valores familiares do que da própria Máfia Italiana, sem falar que Don Corleone é um personagem inspirador. 

Depois de assistir os três volumes da saga, fomos pesquisar um pouco sobre a história por trás dele, e percebemos que a maioria dos ensinamentos são valores da própria Máfia, que realmente existem, e não se precisa ser um líder mafioso para que esses ensinamentos façam sentido. 

Portanto, resolvemos selecionar seteconselhos valiosos da Família Corleone para você  enfrentar e aproveitar a vida. Boa leitura!  

Veja também: A Biografia de Vito “Don Vito” Corleone

1) Não confie em ninguém, mesmo que esse alguém seja de confiança

Acho que isso é algo crucial para se viver hoje. A gente sabe que as pessoas são egoístas, ou seja, e não se importam contigo assim como você não se importa com elas. 

Nós garantimos que se você conhece 100, 200 ou 500 pessoas, dessas 500 umas 4 ou 5 você pode confiar. E, provavelmente, essas pessoas são: sua mãe, seu pai, seu melhor amigo e sua namorada. E mais: se tu não confias na tua namorada, troque de namorada. 

2) Nunca deixe que os outros saibam o que você está pensando

Quando você se torna um poderoso chefão na vida real, alguém que conquistou seu lugar de destaque e a sua posição de líder, nem que seja no próprio grupo social, você vira alvo de tudo. As pessoas começam a acompanhar o seu pensamento para descobrir qual vai ser seu próximo passo. A melhor coisa que você tem a fazer é nunca demostrar o que está pensando e quais são os seus planos. 

Se pretende abrir uma empresa, se está juntando dinheiro para comprar um carro, ou tentando conquistar uma determinada mulher, não conte isso a ninguém. Porque as pessoas vão torcer pela tua desgraça. 

3) Mantenha seus amigos por perto e os inimigos mais perto ainda

Essa frase é clássica e, por incrível que pareça, é o que geralmente acontece. Nossos inimigos sempre estão mais próximos que os amigos. Não necessariamente é aquela pessoa que você sente raiva, mas é sim um concorrente, um rival. Alguém que tenta conquistar a mesma mulher que você. 

Não diria que esta frase é necessariamente um aprendizado, mas um lembrete de como é nossa vida. 

Geralmente, a pessoa que tem potencial para se tornar seu inimigo ou que já é seu inimigo, provavelmente é uma pessoa próxima a você. Uma pessoa que aparenta gostar de você, mas, no fundo, te odeia. 

4) Ajude os outros, ficarão em dívida contigo

Está aí algo genial em Vito Corleone. No filme, um homem pergunta a Don Vito o porquê de ele ajudar as pessoas. Ele responde que se ajuda uma pessoa, essa pessoa depois fica em dívida com ele e, que se algum dia precisar de alguma coisa dessa pessoa, ela vai se sentir na obrigação de retribuir. 

E é verdade! As pessoas realmente são assim, é o gatilho mental da reciprocidade. 

5) Só corra risco se você puder lidar com as consequências

Isso é recorrentemente aplicado na sedução e no mundo do empreendedorismo, onde todo mundo fala que tem que “se jogar” e tem que correr risco. Por que eu vou correr risco se sei que vai dar errado? Corra risco, mas de modo racional e com cautela.  

Como eu vou fazer um empreendimento sem ter uma garantia que aquilo vai render para mim?  

Por que vou abordar alguém se não estou em um dia bom, se não estou me sentindo confiante no momento, quando a gente não tem experiência no que faz? O que conta é a experiência e a habilidade, não a sorte. A gente não está aqui para “dar tiro no pé”. 

6) Networking

Mais uma vez fazendo analogia ao mundo da sedução e do empreendedorismo. O networking de Vito Corleone era os amigos dele no governo e na polícia, que davam a ele o poder de fazer o que ele quisesse. 

Qualquer empreendedor precisa construir seu networking. Isso significa ter contato com pessoas que também fazem o que você faz. 

O mesmo vale para a sedução e o desenvolvimento social. O networking aqui se aplica na construção de uma pré-seleção. Ter um amplo grupo de amigos que te proporcionem diversas opções de atividades. 

7) Faça o que tem que fazer

Para assumir o cargo de Don, ou seja, líder da Máfia, o filho de Vito Corleone teve que lidar também com a parte ruim: matar pessoas e correr risco de morte. 

Trazendo isso para a vida real, significa que qualquer resultado, qualquer privilégio ou qualquer coisa positiva, por trás sempre tem uma algo negativo. 

O que é o privilégio de ser um líder?Lidar com as obrigações e responsabilidades. 

Quer resultado? Vai ter que ter esforço. Quer aprender a conquistar mulheres? Vai ter que estudar comportamento e praticar muito, em vez de esperar uma fórmula mágica. Não existem atalhos para nada. Se você conseguiu pegar um atalho, seja em ganhar dinheiro, treinos na academia, mulheres, pode ter certeza que vai dar errado. Tudo que a gente consegue sem esforços não dura, se acaba e vai embora logo. 

Você concorda? E o que acha da posição da mulher na Máfia? Comente abaixo e até a próxima, ciao! 

Banner rodape mafia-academy

3 Comments

  1. Gerson
    19 de agosto de 2018
    • Estilo Gangster Mafioso
      20 de agosto de 2018
  2. Edmilson
    18 de janeiro de 2019

Add Comment

A dimensão esquisita das visitas de Haddad a Lula
Yakuza ― a máfia do Japão!
Elvis Presley não morreu: por meios naturais…?!
mafia chinesa- a triade
Máfia Chinesa em Foco: A Tríade
bad blood serie netflix
Bad Blood – Um olhar sobre a Família mafiosa Rizzuto – um seriado da Netflix
A série mafiosa old-style que você respeita: PEAKY BLINDERS, sucesso da Netflix
Top 7 Tentativas de Homicídio das Telinhas Que Fracassaram
o-poderoso-chefao-historias-e-assassinatos-reais
Top 5 Histórias Reais da Máfia por trás do “O Poderoso Chefão”
Conor McGregor
O que leva um campeão de UFC a simpatizar com a máfia? O caso de Conor McGregor
Top 10 Gangues de Motociclistas
Top 10 Gangues de Motocicletas Mais Perigosas
gangsters e contrabando 1920
Bootleggers: O Contrabando na América do Norte
estilo gangster mafioso
Por que os Mafiosos são tratados mais como Celebridades do que como Criminosos desagradáveis?